O que vai bombar em 2023 a partir dos lançamentos da maior feira de arquitetura e decoração da América Latina
É na maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina que as principais tendências para o ano são relevadas, vistas em primeira mão por mais de 85 mil pessoas durante os quatro dias da Expo Revestir, em São Paulo.
Não à toa, a feira é considerada a fashion week da arquitetura e decoração, traduzindo em produtos e soluções para o mercado brasileiro o que há de mais novo e moderno no mundo.
Com a feira encerrada, é hora de olhar pra frente e sintetizar as principais novidades dentre o que foi apresentado por mais de 300 marcas. Confira abaixo cinco tendências de revestimentos e acabamentos que se destacaram entre os lançamentos apresentados na Expo Revestir 2023:
1. Materiais naturais
Aproximar-se – com responsabilidade – da natureza por meio da arquitetura e decoração foi um dos pontos mais explorados pelas marcas nos lançamentos, sobretudo em madeiras e pedras em seu estado natural.
As soluções apresentadas vão além da decoração de interiores. A fabricante de pisos de madeira maciça Akafloor, por exemplo, apresentou a sua primeira linha aplicável em áreas externas, seja em volta de piscinas, seja em volta de jardins.
O encanto das pedras e rochas naturais é atemporal, mas vem ganhando nuances cada vez mais preciosas a partir de materiais naturais que amplificam o efeito majestoso das cores, além de agregar tecnologias que aumentam a resistência e a durabilidade destes acabamentos.
Um bom exemplo foi a rara Sodalita, lançada pela especialista em rochas ornamentais Decolores. Veja como o exuberante azul royal, resultado da abundante presença do mineral que inspirou o nome deste produto, agrega um valor estético ímpar para bancadas, mesas, lavabos, painéis de parede e até peças de design.
2. Refúgio e conexão
Assim como o tempo passa, as tendências da vida cotidiana se transformam e a rotina contemporânea, por sua vez, passa a priorizar um dia a dia onde o foco é o bem-estar e os refúgios que nos trazem conforto e aconchego.
Neste contexto, um dos lançamentos mais interessantes da fabricante de revestimentos cerâmicos Decortiles é a Série Marsei, da Coleção “Terras”, que se inspira em flores e plantas impressas sobre a argila ainda crua pelas mãos habilidosas de artistas e artesãos. Um deleite de frescor e suavidade.
As peças transmitem uma valiosa essência handmade com um efeito monocolor, além da destonalização natural do composto cimentício, o que confere ainda mais naturalidade às peças.
Diante de um mundo de excessos, pensar no encontro com a própria essência é uma realidade imperativa e, cada vez mais, atual. Por meio da cultura do cuidado, da valorização da fluidez e da capacidade de contemplação, a Eliane propõe na nova Coleção 2023, fazer uma síntese e revisar os excessos com sabedoria.
Dentre os destaques do lançamento, a marca aposta na tendência fresh e do reequilíbrio para os ambientes. Para isso, a cor do ano escolhida foi Galápagos, um verde calmo e tranquilo, que infunde uma sensação de contemplação, descanso e reflexão.
Além dela, outras duas cores também se destacam na coleção 2023: o Agave, um verde que propõe uma base neutra para composições contrastantes com bege, cinza, terrosos e marrons, e o Veggie, um verde enigmático e profundo, mais fresco e luminoso, que se camufla nos projetos por sua qualidade neutra e versátil.
3. Formas orgânicas
Basta uma volta pelo quarteirão para reparar o quão cercados estamos de linhas retas e ângulos em 90°. Não há nada de errado como isso, mas cada vez mais pessoas estão recorrendo às formas orgânicas para suavizar o décor.
As marcas captaram este movimento e já o traduzem em novidades: a Fani Metais e Acessórios, por exemplo, trouxe como grande novidade desta feira a primeira linha de design assinado da marca, criada pela arquiteta Barbara Dundes, justamente neste conceito de desenho mais leve e harmônico.
4. Estética retrô
Algumas coisas nunca saem de moda, mas para se manterem atuais e conectadas com o viver atual, precisam ganhar novos ares. É o caso do granilite e dos ladrilhos hidráulicos, ícones da arquitetura entre os anos 1960-1980 e que ganha nova leituras em diferentes tipos de pisos e revestimentos.
Por exemplo, você sabia que é possível encontrar o visual do granilite e dos ladrilhos em pisos vinílicos? Sim, dá pra ir além do visual amadeirado. A Tarkett lança como novidade neste ano quatro novas cores justamente neste desenho atemporal!
5. Geometrismo
Se por um lado as formas orgânicas estão com tudo, por outro as linhas retas combinadas de modo a formar geometrismos sob diferentes perspectivas, relevos e volumes vem ganhando cada vez mais espaço no décor.
Pensando em uma maneira diferente para revestir ambientes internos e externos com um refinado apelo geométrico e arquitetônico, a Kingspan Isoeste apresentou soluções bastante inovadas em aço e alumínio na linha Benchmark. Um bom exemplo é o Hexagon, da linha Creative Wall, composta por módulos arquitetônicos hexagonais que unem modernidade e durabilidade às cores e ao brilho.
Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar