O mercado imobiliário está vivendo um período de recuperação. Dados comprovam um crescimento no número de imóveis financiados e no volume de crédito concedido. Neste contexto, é imprescindível que as empresas estejam por dentro das tendências e novidades do setor. Estivemos no evento Acelera IMOBI 2019 que reuniu grandes nomes do ramo imobiliário para conferir estratégias que prometem revolucionar seu negócio no próximo ano. Confira:
Tecnologia e análise de dados
Buscando facilitar a decisão de compra ou aluguel, empresas têm investido na venda de dados sobre o mercado. É o caso do grupo ZAP, que transcende a plataforma de portal e aposta na nova área. “Nós buscamos trazer valor para quem está comprando ou vendendo. Por exemplo, dois imóveis que seguem o mesmo padrão, mas estão a uma quadra de distância, podem oferecer uma enorme variação de preço”, afirma o CO do grupo, Cristiano Macarios. A disposição dos dados facilita a visualização para que o cliente ou o empresário tome uma decisão assertiva.
Além disso, empreender também fica mais fácil com o estudo das métricas. Os dados podem revelar qual a melhor região para a construção de um novo empreendimento ou para a expansão de uma imobiliária, por exemplo.
Novos modelos
Mudar uma estrutura de trabalho pode ser um passo importante para impulsionar as vendas. Um modelo que vem chamando atenção no setor é a secretaria de vendas, criada pela imobiliária Casa Mineira, que atingiu a metra 1 bilhão em vendas em 2019.
Na secretaria, há uma equipe comercial que realiza o agendamento das visitas aos imóveis, facilitando o atendimento e a venda dos corretores. “Estruturamos o processo para aproveitar o tempo do corretor. Assim, ele fica mais livre para fazer o que mais domina: atender os clientes”, explica Admar Cruz, diretor de vendas.
No entanto, se engana quem pensa que a mudança é muito radical para ser aplicada. Admar dá uma dica: “comece com um núcleo pequeno, até se ajustar e comprovar a eficiência. Só então aplique em maior escala”.
Técnicas de Venda
Além do feeling típico de quem trabalha no setor, entender alguns conceitos e estratégias de vendas é essencial. “Conhecer o funil de vendas, aprender a fazer uma análise comportamental do consumidor e aplicar novas tecnologias são importantes para fazer um 2020 diferenciado”, ressalta Gustavo Resende, CPO da GGV Inteligência em Vendas.
Troca de experiências
Deixando para trás o antigo pensamento que dividir estratégias é algo ruim no mercado imobiliário, grandes eventos vêm mobilizando empresários do ramo no Brasil todo. “Quanto mais você acha que reter a informação te dá vantagem, mais você fica a mercê de alguma transformação que vai acontecer”, comenta Cristiano Macarios. Por isso, é importante estar atento à agenda nacional e investir em conhecimento.