Arquitetas falam sobre as alternativas que transformam os ambientes com rapidez, eficiência e sem geração de resíduos
Transformar ambientes residenciais sem a necessidade de demolição é uma das grandes tendências na arquitetura de interiores. Reformas rápidas e práticas, que evitam resíduos e o incômodo de obras longas, têm sido cada vez mais procuradas por quem deseja mudanças ágeis e eficientes, sem gastar muito e sem comprometer o cotidiano da casa.
“Geralmente essas questões envolvem moradores que adquiriram um imóvel, mas que não contam com uma verba específica ou tempo necessário para uma reforma mais ampla, ou para locatários que desejam viver em um imóvel com suas caras sem a necessidade de intervenções civis (quebra-quebra)” explica Elisa Maretti, sócia de Elisa Nicoletti, do escritório 4T Arquitetura. Para quem aluga, intervenções pesadas geralmente são evitadas, salvo em situações acordadas com o proprietário. Para as arquitetas, é possível alcançar uma sensação de bem-estar e identidade sem a necessidade de obras complexas.
O escritório 4T Arquitetura destaca que a experiência profissional é essencial para identificar as melhores soluções para cada cliente, adaptando o projeto às necessidades e ao perfil dos moradores.
Modificações em Reformas Sem Resíduos de Obra
Para as arquitetas, modificar sem demolir não é apenas uma escolha estética; envolve também logística, sustentabilidade e economia. Um exemplo disso é a utilização do “piso sobre piso”. Hoje em dia, pisos vinílicos, laminados e alguns porcelanatos podem ser instalados diretamente sobre o revestimento antigo, evitando a geração de entulho e acelerando o processo de reforma.
Elisa Nicoletti ressalta que o planejamento é fundamental para garantir o nivelamento correto do piso ao aplicar materiais sobrepostos. O cuidado no projeto faz toda a diferença para garantir um acabamento seguro e duradouro.
Outra solução prática para renovação sem quebra-quebra é a aplicação de adesivos vinílicos ou papéis de parede sobre azulejos antigos. “Esses materiais são ótimos para imóveis alugados, pois podem ser removidos facilmente, devolvendo o imóvel ao seu estado original,” diz Elisa Maretti, recomendando essa solução para quem busca uma transformação temporária.
Para clientes com orçamento mais restrito, as arquitetas sugerem pequenas mudanças de alto impacto, como uma nova pintura ou a troca de luminárias, que renovam o ambiente sem precisar de obras estruturais. Além disso, a marcenaria planejada pode otimizar o espaço com soluções de armazenamento, mas, para imóveis alugados, a preferência é por móveis soltos, que acompanham o morador em uma futura mudança.
Em imóveis mais antigos, onde a atualização de sistemas elétricos e hidráulicos é necessária, uma solução prática é a instalação de sistemas aparentes, como rodapés e canaletas. Essa abordagem facilita a passagem de fiação e encanamento, evitando a necessidade de quebrar paredes. Além disso, o uso de tubulações expostas pode agregar um estilo industrial ao ambiente, valorizando o visual do espaço quando bem explorado.
Essas soluções são práticas, eficientes e ajudam a economizar tempo e recursos, permitindo que reformas sejam realizadas sem grandes transtornos e com impacto visual e funcional positivos.
Sobre 4T Arquitetura
O escritório é a prova viva de pessoas que foram designadas a estarem juntas por toda vida: com a amizade dos pais e os mesmos nomes, Elisa Maretti e Elisa Nicoletti seguiram por mais uma similaridade que, anos depois, as uniriam definitivamente. Graduadas em arquitetura e urbanismo, trabalharam em outros escritórios e construtoras, até que em 2021 a amizade falou mais alto: nascia aí o 4T Arquitetura, resultado da somatória das duas letras ‘t’ em cada um de seus sobrenomes. Desde então, trabalham realizando sonhos, materializados em projetos de arquitetura, design de interiores, decoração e o acompanhamento de suas obras.
@4tarquitetura
Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar