Dividido em dois pavimentos, o primeiro andar contempla a parte social do imóvel, com direito a uma área com deck de madeira e banheira de hidromassagem

Para a arquiteta Rosangela Pena, a integração dos ambientes seguirá como uma das referências bastante requisitadas nos projetos de arquitetura de interiores, assim como ela realizou na reforma da cobertura de 265 m² que realizou no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo.
Mas por que esse pedido é tão frequente? De acordo com a profissional, o desejo de aproveitar a morada como área de lazer segue em alta, refletindo uma mudança de comportamento observada nos últimos dias.
“Queremos sair para nos divertir, mas também desejamos ter opções recreativas onde moramos”, diz ela. Por isso, independentemente do m² do imóvel, ela afirma que seus clientes já compartilham esse desejo desde a primeira reunião. “Sem contar que o mercado imobiliário tem entregado layouts de apartamentos que prestigiam o aproveitamento do setor social”, acrescenta.
Voltando ao projeto que realizou para uma família composta por um casal e seus dois filhos, o primeiro pavimento foi totalmente focado na conexão entre sala de estar com TV, living com lareira, cozinha, varanda com espaço gourmet e um espaço aberto, que foi o ponto alto da reforma. “Com o fechamento de vidro que realizamos nessa parte externa, criamos um oásis de bem-estar com a banheira de hidromassagem”, revela Rosangela.
Integração 360° na área de convívio
Para decorar todos os setores, os tons suaves de madeira e off-white protagonizaram a paleta. Segundo a arquiteta, toda a planta original foi reconfigurada para entregar uma abundante luz natural. “Com as mudanças, garantimos ambientes mais abertos e acolhedores”, diz.

Embora com a liberdade de acesso em todo pavimento, na redesignação dos ambientes ela também incluiu um living mais intimista com direito à lareira e adega.


As diversas possibilidade de recreação na área da varanda
Toda a extensão da varanda foi planejada para ser um convite ao lazer, oferecendo múltiplas oportunidades aos moradores e seus convidados. O setor gourmet, por exemplo, foi planejado para garantir praticidade e segurança com a especificação da lâmina sinterizada para a bancada onde está a churrasqueira e a ilha. “Essa é uma decisão muito importante, pois precisamos assegurar durabilidade e resistência para suportar as altas temperaturas”, detalha Rosangela.
Ainda por lá, os revestimentos tornaram o ambiente muito mais gracioso: o tijolinho com a paginação espinha de peixe na parede, ou o Chevron, como também se tornou conhecido, e o efeito pedra 3D que recobre a parte frontal da ilha.


Mas antes de avançar pela varanda, cai muito bem dar uma olhadinha na cozinha: o tom suave da marcenaria que, diga-se de passagem, foi muito bem aproveitada com os armários e gavetas, revela a sintonia com o revestimento sintético que emula o aspecto marmorizado.

Área de lazer com vista privilegiada
Para criar um refúgio urbano, Rosangela idealizou o fechamento com estrutura metálica que permitiu a instalação dos vidros na vertical e no teto. Com a banheira spa embutida na estrutura do deck, diversão e descanso são complementados pelos sofás e as espreguiçadeiras que foram dispostos no entorno.

A ala íntima da cobertura
Localizados no segundo pavimento, os dormitórios denotam a personalização que a arquiteta dedicou a cada morador.
No dormitório do filho mais novo, os ares infantis fazem jus à idade do menino, mas entregam a perspicácia da arquiteta, uma vez que tudo foi pensado para acompanhar seu crescimento sem a necessidade de grandes intervenções. “Basta substituir os móveis soltos, tirar os brinquedos e adicionar alguns elementos para que ele viva, daqui alguns anos, sua fase adolescente”, brinca.

Na suíte da filha mais velha, a profissional mesclou o romantismo, representado pela forte presença do rosa antigo, e o neon rosa que mostra a descontração e leveza da jovem.

Para o casal, Rosangela propôs em um décor atemporal e suave, representado pelas nuances de bege, com as clássicas boiseries que adornam a parede onde está a cabeceira.



Sobre a arquiteta Rosangela Pena
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, Rosangela Pena comanda o escritório de arquitetura e interiores em São Paulo; atuando há mais de 20 anos na área, visando integrar sofisticação, funcionalidade e conforto para dar vida a projetos inovadores e contemporâneos com uma qualidade excepcional. A equipe do escritório Rosangela Pena Arquitetura é formada por um time de profissionais bem entrosados e competentes, sendo cada um uma peça fundamental para o funcionamento do escritório como um relógio.
Instagram: @rosangelapenaarquitetura
Site: www.rosangelapenaarquitetura.com
Tel.: 11 2251-5889
Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar