Pintura parcial: transforme ambientes com criatividade e cores na medida certa

pintura

Profissionais do Lima Vari Arquitetos dão dicas para quem quer transformar os ambientes de maneira simples e econômica pintando parcialmente as paredes

Em alta na decoração, a pintura parcial nas paredes, além de um recurso fácil de fazer, cria personalidade e charme nos ambientes. De acordo com os arquitetos Maíra Lima e Lucca Vari, sócios do Lima Vari Arquitetos, a tendência é inspirada nos movimentos de Art Déco, que explora contrastes e geometrias, e no minimalismo moderno, que valoriza linhas limpas e equilíbrio visual. “A técnica cresceu porque permite ousar com cores e criar destaque em áreas específicas da casa, tornando o décor mais dinâmico e sofisticado”, explicam os profissionais.

A principal vantagem da pintura parcial é a flexibilidade, pois permite destacar apenas uma parte da parede ou do ambiente, criando pontos de interesse, sem comprometer a sensação de amplitude. Além disso, é mais econômica e menos trabalhosa do que pintar toda a área, facilitando mudanças futuras no décor.

Projeto Lima Vari Arquitetos. Pintura parcial em forma geométrica cria ponto de destaque. Foto: Fabiano Garcia.

Para quem está pensando em apostar nessa tendência, os arquitetos revelam que ela pode ser feita em qualquer estilo de decoração. “Mas é preciso adaptar cores, proporções e acabamentos ao estilo”, ressaltam, dizendo que apesar de versátil, o contexto do espaço deve guiar as escolhas. “Em interiores clássicos, tons neutros ou pastéis funcionam melhor, enquanto em decorações contemporâneas ou maximalistas, podem ser usados tons vibrantes ou combinações contrastantes”.

Proporções e cores

Maíra e Lucca explicam que o mais comum na pintura parcial é cobrir de 1/3 a 2/3 da altura da parede, dependendo do efeito desejado. “Para ambientes menores, pintar a parte inferior pode dar sensação de aconchego. Para ambientes com pé direito alto, a pintura até a metade ou 2/3 da parede mantém o equilíbrio e evita que o espaço pareça fragmentado”, revelam.

As cores escolhidas, além de estarem em harmonia com o estilo do projeto, influenciam diretamente a percepção do espaço, criando a sensação de ampliação ou diminuição dele. Para quem deseja ampliar visualmente, a dica é investir em cores claras na parte superior da parede ou mesmo no teto. Já se a intenção for a de deixar o local com sensação de acolhimento, os tons quentes são os indicados e devem ser explorados na parte inferior da parede.

Projeto Lima Vari Arquitetos. Pintura parcial no teto para setorizar os ambientes. Foto: Fabiano Garcia.
Projeto Lima Vari Arquitetos. Pintura parcial delimitou a área do living. Foto: Fabiano Garcia.
Projeto Lima Vari Arquitetos. Pintura parcial levou charme e delimitou a área do living. Foto: Fabiano Garcia.

A pintura parcial também é um bom recurso para quem quer dar destaque ou delimitar algumas áreas, como a parede da TV da sala, ou mesmo a cabeceira da cama. Ela pode ser combinada, ou seja, feita com a mistura de cores. Nesse caso, a dica dos profissionais é usar a regra do 60-30-10: 60% cor neutra, 30% cor principal, 10% cor de destaque.

Erros mais comuns

Os arquitetos listaram os erros mais comuns e que devem ser evitados para deixar o ambiente charmoso e harmônico com a pintura parcial:

• Escolher cores muito escuras em ambientes pequenos, isso diminui visualmente o espaço;

• Ignorar a proporção correta da parede;

• Pintar áreas que ficam em conflito com móveis ou objetos decorativos;

• Misturar padrões e cores demais, gerando poluição visual;

• Aplicar a técnica sem pensar na iluminação natural do ambiente.

Lima Vari Arquitetos

Instagram: @limavari.arquitetos

https://lvarquitetos.com/

Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *