Com diferentes formatos e estilos, os nichos se tornaram os queridinhos da decoração de interiores para todos da casa – e com toda razão; confira os motivos e se inspire!
![](https://arquimorar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/foto-01-2.jpg)
Certos itens de decoração são ótimos colaboradores da organização e praticidade, possuindo inúmeras funcionalidades além da decorativa! Esse é o caso dos nichos, que podem ser projetados nos mais diversos materiais, como madeira – o mais comum –, serralheria, pedra e porcelanato, entre outras possibilidades.
Práticos e cada vez mais queridos pelos profissionais de arquitetura e decoração, assim como os moradores, que aprovam sua eficiência no décor de interiores, muitas pessoas ainda possuem dúvida sobre sua aplicação em projetos. Para compreender a utilização desse item tão funcional, as arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, responsáveis pelo Studio Tan-gram, revelam dicas e mostram, na prática, como os nichos brilham no décor!
![](https://arquimorar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/foto-02-1.jpg)
O primeiro passo para entender a necessidade dos nichos em um ambiente é muito simples e aflora de uma autoavaliação do morador. “Sempre buscamos compreender a necessidade dos usuários com relação ao ambiente, os hábitos, as manias de organização e qual altura funciona para eles”, indica Monike. Posteriormente, é possível avaliar a aplicabilidade dos nichos e dentro do espaço disponível adequado para recebê-los. De acordo com Claudia, o elemento é versátil, uma vez que se adequa à linguagem arquitetônica do projeto, bem como um ajuste preciso e que alcance a composição desejada. “Após todos esses entendimentos, podemos encaixar o nicho de maneira pensada, harmoniosa e trabalhando os tamanhos, alinhamentos, composição de materiais, quantidades e alturas”, ressalta.
Alguns cuidados, porém, são necessários para garantir a qualidade do nicho e sua máxima fixação no ambiente, principalmente quanto ao local onde ele será instalado: “Se for um ambiente com um volume expressivo de umidade, como um banheiro, precisamos atuar com pedra, porcelanato ou similar. Nas áreas secas, como salas e dormitórios, a marcenaria atende muito bem”, revela a dupla do Studio Tan-gram.
Nichos nos ambientes internos
Multifacetados e completamente adaptáveis, principalmente quando executados na marcenaria, os nichos são peças com diversas maneiras de encaixe em um ambiente. “Eles são muito coringas e podem configurar em diversos espaços, podendo ser trazido tanto como item mais decorativo ou para resolver alguma questão prática mesmo no décor”, esclarece Claudia sobre a aplicação. Porém, mesmo com a fácil adaptabilidade dos nichos, ela revela o receio que muitos moradores têm sobre cometer equívocos. “A questão de não ‘pegar bem’ está ligada à forma como ele foi encaixado no contexto do ambiente. Por isso, estudamos os tamanhos, proporções, alinhamentos e combinação de materiais”, acrescenta.
Além disso, os nichos possuem uma característica que agrega ainda mais valor: a de otimizar espaços, principalmente em imóveis compactos, sendo escolhas mais interessantes do que grandes armários, nesses casos. “Em layouts pequenos, muitas vezes a área não comporta um armário com porta, que pode interferir na abertura da mesma por esbarrar no ar-condicionado ou no toalheiro do banheiro”, salienta Monike. “Com os nichos, podemos quase tudo”, brinca.
Confira, a seguir, alguns projetos do Studio Tan-gram onde as profissionais projetaram nichos que conversam com os mais diversos cômodos:
Decoração em cantos
![](https://arquimorar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/foto-03-1.jpg)
Os nichos podem ser inseridos nos cantinhos dos projetos e entre cômodos, transformando aquele espaço – normalmente sem destaque –, em algo personalizado e elegante! Neste projeto de sala de estar, um nicho de madeira foi inserido ao lado do painel da TV. Sua tonalidade trouxe mais elegância para o living, balanceando a paleta branca predominante no mobiliário.
Separação de ambientes integrados
![](https://arquimorar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/foto-04-3.jpg)
Nesse móvel, os nichos criaram um respiro na marcenaria e foram incluídos para propiciar leveza na separação do living e da cozinha, que são integradas. No lado da sala de estar, os nichos englobaram plantinhas, itens de decoração e até um minibar com espaços generosos.
Colorindo a cozinha
![](https://arquimorar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/foto-05.jpg)
No projeto desta cozinha, os nichos ganharam um charme especial e descolado com marcenaria verde-água e itens de decoração coloridos. As banquetas altas dão um ar de “lanchonete americana” ao cantinho, que se torna um recanto ideal para lanches rápidos entre refeições.
Dormitórios com nichos
![](https://arquimorar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/foto-06.jpg)
Nichos embutidos foram inseridos no revestimento do futon desse quarto de jogos do filho (de 4 anos) e do pai. As prateleiras do nicho expõem brinquedos e livros que estão sempre ao alcance da mão.
![](https://arquimorar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/foto-07.jpg)
Brinquedos e itens de coleção são ideais para serem expostos em nichos, principalmente quando eles não possuem portinholas ou tampas, deixando-os em destaque e em exibição. Por isso, incluir o item em quartos de crianças, pré-adolescentes e adeptos do colecionismo revela um apreço um cuidado especial itens pessoais dos moradores.
Banheiros personalizados com nichos
![](https://arquimorar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/foto-08.jpg)
Os nichos são muito funcionais e altamente indicados para os banheiros, pois auxiliam no armazenamento de itens e na organização dos produtos de higiene particular. Além disso, é possível utilizar os nichos para itens de decoração e até de aromaterapia, como velas aromáticas. A marcenaria dos nichos, em consonância com a da pia, como executado nesses projetos do Studio Tan-gram, garantem uma unidade estética ao projeto, além de puro charme!
Sobre Studio Tan-Gram
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças geométricas capazes de formar até 5 mil formas diferentes. Inspirado nesta pluralidade, versatilidade e criatividade surgiu o nome do escritório, liderado pelas arquitetas Monike Lafuente e Claudia Yamada. A arquitetura que concebem e acreditam se estrutura na multiplicidade de soluções, adaptabilidade ao usuário-espaço e renovação de conhecimento contínua. São espaços desenvolvidos para o ser humano e, portanto, cada desafio traz uma solução individual.
@studio.tangram
Av. Onze de Junho, n 1070 – Cj. 609 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04041-004
(11) 5571-3304 (WhatsApp)
Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar