Marcas brasileiras no Salone del Mobile de Milão 2024

milão

Nesta semana acontece o Salone del Mobile e o FuoriSalone. Confira algumas empresas brasileiras que estarão presentes em Milão em 2024

Roca: estréia no Salone del Mobile e instalação no FuoriSalone

No espaço do Salão do Móvel de Milão que receberá a Exposição Internacional de Banheiros, a marca ressaltará suas origens catalãs com o conceito ‘Mediterranean Perspective’. Já no FuoriSalone, a instalação ‘Sparkling Change’ mostrará o primeiro forno elétrico do mundo para louças sanitária

De 15 a 21 de abril, a Roca, líder em soluções globais para banheiros, apresentará suas últimas coleções e desenvolvimentos de ponta em dois espaços diferentes na Semana de Design de Milão. A empresa destacará seu foco contínuo em soluções pioneiras, sustentabilidade e expertise criativa com ‘Mediterranean Perspective’, no Salone del Mobile, e ‘Sparking Change’, no Fuorisalone.

Roca no Salone del Mobile

roca
Esboço da Mediterranean Perspective | Foto: Divulgação Roca

Localizado dentro da agitada Exposição Internacional de Banheiros, o espaço da Roca se destaca por seu design geométrico que lembra o Mediterrâneo e está intimamente ligado à arquitetura de Barcelona, cidade onde está localizada. Projetado pelo escritório de arquitetura Mesura, com sede em Barcelona, ‘Mediterranean Perspective’ revela um design introvertido que se abre através de uma praça central, convidando os visitantes a entrar e descobrir o interior.

Nosso objetivo é proporcionar uma experiência imersiva,” diz Benjamin Iborra do estúdio Mesura. “Nos esforçamos para elaborar uma experiência memorável e que vai além do comum. Estimulamos que os presentes explorem os diferentes produtos e coleções, além de entenderem os valores e herança da Roca”, adiciona.

A geometria é fundamental no design deste pavilhão e serve com um duplo propósito. Do exterior, representa um retorno às origens da Roca ao caráter de Barcelona e, uma vez dentro, a variedade de formas propicia uma atmosfera e volume interior únicos, com diferentes recortes para cada coleção.

A materialidade é um fator crucial no design deste espaço efêmero. Em consonância com o compromisso que a Roca assumiu com a sustentabilidade, o Studio Mesura utilizou madeira reaproveitada de projetos anteriores e persianas da feira ISH, realizada no ano passado, em Frankfurt na Alemanha, para reduzir o impacto ambiental deste estande.

Roca no Fuorisalone

Instalação ‘Sparking Change’ | Foto: Divulgação Roca

A instalação ‘Sparking Change’, projetada pelo escritório de arquitetura Mario Cucinella Architects, é inspirada no recente lançamento do primeiro forno elétrico do mundo, em formato de túnel, concebido para a fábrica de louças sanitárias do Grupo Roca em Gmunden, Áustria. A instalação incorpora os princípios da circularidade e da descarbonização, demonstrando o impacto ambiental positivo desta inovação pioneira que está liderando uma mudança de paradigma no setor cerâmico.

“Sparking Change’ destaca a técnica inovadora que respeita o meio ambiente e aprimora a tradição por meio de um pano de fundo semicircular composto por 1.200 blocos de cerâmica impressos em 3D“, explica Mario Cucinella, Fundador e Diretor Criativo da MCA – Mario Cucinella Architects. “Esta instalação evidencia que a tecnologia e as ferramentas digitais não são mais apenas instrumentos para conceber, mas também para estimular novas ideias“, complementa.

Ademais, simboliza o impacto positivo da tecnologia e mostra como o conhecimento, a experiência e a tecnologia proporcionaram uma revolução na indústria de louça sanitária. Cada bloco de argila impresso em 3D é derivado de um processo de baixo impacto ambiental que utiliza argila virgem e louça reciclada. A forma e o gradiente de cor da curva são símbolos das temperaturas operacionais do processo de queima da cerâmica e sua estrutura autossustentável pode ser montada a seco e facilmente desmontável, garantindo seu potencial para reutilização em eventos futuros.

A instalação da Roca oferecerá aos visitantes uma mistura única de engajamento físico e virtual – a realidade aumentada na web permitirá o mergulho em uma experiência interativa para aprender mais sobre os benefícios do novo forno túnel de carbono zero.

Forno túnel elétrico

Em parceria com Keramischer OFENBAU, esta iniciativa pioneira posicionou a empresa como líder global e com emissão líquida zero, representando uma mudança de paradigma para todo o setor.

Trata-se de uma alternativa altamente eficiente e sustentável aos métodos de produção tradicionais que dependem de combustíveis fósseis e o progresso alcançado na obtenção da descarbonização completa, demonstrando viabilidade econômica e potencial para abrir caminho em prol de um futuro alinhado com as boas práticas para com o meio ambiente. Este marco de emissão zero é estratégico para a política de descarbonização do Grupo Roca e desempenhará um papel crucial para alcançar sua meta de neutralidade de carbono até 2045. Aproximando-se dessa meta, a empresa encerrou 2022 com uma redução de 39% nas emissões de CO2 de suas operações em comparação com a linha de base obtida em 2018.

Serviço Roca na Semana de Design de Milão:

Pavilhão Salone del Mobile: 10 Stand Nº B19-C12 Rho Fiera Milano | de 16 a 21 de abril

Fuorisalone: Interni “Cross Vision” Università degli Studi di Milano Via Festa del Perdono, 7 | de 15 a 28 de abril

Mais informações, visite: https://www.roca.com/milandesignweek

by Kamy: peças em destaque na Semana de Design de Milão 2024

Peças desenvolvidas pela by Kamy em parceria com grandes nomes do design nacional estão entre os destaques das exposições organizadas pelo Brazilian Furniture, projeto setorial promovido pela ABIMÓVEL e ApexBrasil, na Semana de Design de Milão 2024.

Os lançamentos se dividem entre os dois principais eventos do festival: o Salone del Mobile, entre 16 e 21 de abril, e o Fuorisalone, que como um todo ocorre entre 15 e 21 de abril, mas cuja exposição brasileira segue até 28 de abril.

Design brasileiro integrado à indústria

O grande destaque do projeto Brazilian Furniture no iSalone é a exposição conceitual das peças criadas por meio do Design Brasil + Indústria, programa que conecta designers e fabricantes, mesclando a capacidade criativa desses profissionais à expertise da indústria de dar escala produtiva às criações.

O resultado são peças e coleções que combinam criatividade e tecnologia, industrial e feito à mão, levando a Milão o melhor do Brasil em termos de design, matéria-prima, técnicas, qualidade, tecnologia e sustentabilidade.

Nesta edição, a by Kamy está representada no programa D+I e nas exposições em Milão por meio das peças exclusivas assinadas pelos designers Sérgio J. Matos e André Marcolino, confira os detalhes abaixo:

SÉRGIO J. MATOS

Para o designer Sérgio J. Matos, o design vai além da função. Ele tem o poder de abrir histórias, memórias e laços afetivos. Somando essa percepção à essência da brasilidade, Sérgio encanta mentes e corações com produtos de mobiliário e decoração.

A partir deste projeto no D+I, by Kamy e Sérgio apresentam uma nova coleção de tapetes que utiliza a corda náutica como matéria-prima. O entrelaçamento deste material exige habilidade e experiência em trabalhos feitos à mão, expertise que a dupla têm de sobra, o que torna essa parceria promissora pelo grande potencial para inovação e criação de produtos únicos.

Recortes, cores, entrelaces e texturas revelam em minúcias o design sofisticado da coleção criada, pensada para acolher e despertar os sentidos. Sob os pés, incorporam a essência de um afago tátil; sob os olhos, a geometria calculada expressa nos padrões têxteis de efeito ótico a criação elaborada com delicadeza. Uma imersão sensorial repleta de narrativas que eleva cada tapete à condição de protagonista, peças que transcendem e vão além da estética e função.

Sobrepostas, as camadas de peças ovaladas dão corpo ao Tapete Tambaki. Na junção harmoniosa guardam as referências que tecem a criação. No nome da espécie de peixe comum às águas dos rios do Amazonas, na reverência à origem assentada na língua indígena Tupi, no mosaico que reflete a inspiração tomada das escamas brilhantes.

A matéria-prima é a corda de polipropileno às voltas em contornos que vertem da unidade para o todo, invadindo a linearidade das bordas com porções arredondadas intermitentes. A sinuosidade da tecitura é valorizada no jogo de luz e sombra que suscita movimento. São costuradas as peças individuais e depois “entrelaçadas” e costuradas para montar a peça toda.

Tapetes Samburá Multi
1,50 x 2,00 m

A urdidura do tear enaltece o design do Tapete Samburá. A ferramenta milenar de tecelagem reverbera arte e tradição, memória e identidade. Na composição do desenho geométrico a corda e a fita de polipropileno resultam na trama intrincada de inspiração ancestral.

Samburá, vocábulo da língua Tupi, denomina o cesto de cipó ou taquara utilizado pelos povos originários na atividade pesqueira, o que vem a calhar em um tapete todo entrelaçado à mão como uma cestaria. A técnica empresta os entrelaces similares a uma dança e materializam o fluxo contínuo das linhas, a interseção que define o padrão elegante e atemporal.

ANDRÉ MARCOLINO

Formado em Desenho Industrial e mestre em Arquitetura e Urbanismo, mas fazendo da indústria e do varejo sua maior escola, André Marcolino não é avesso a desafios que atravessam continentes.

O designer contou com a expertise da by Kamy Verde para reimaginar superfícies, transformando fragmentos de tapetes em uma coleção de peças inspiradas nas paradisíacas paisagens da “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro-RJ.

Além de interpretar famosos pontos turísticos cariocas, a coleção de Marcolino se destaca pela natureza híbrida das peças, ou seja, pela possibilidade de usar tapetes e tapeçarias em conjunto: um nicho de mercado jamais explorado por nenhuma empresa têxtil. De uma aparente imagem estática em 2D, a composição se transforma conforme a disposição das peças, passando a impressão de ser um ambiente decorativo 3D personalizável.

Tapeçaria “Cidade Maravilhosa” BKV
2,00 x 1,41 m

A Tapeçaria “Cidade Maravilhosa” foi o fio condutor que deu continuidade e coesão visual a todos os tapetes e tapeçarias desta coleção criada por André Marcolino. Ela reflete o trabalho primoroso da by Kamy Verde, onde cada peça colorida do desenho é um fragmento de tapete garimpado no galpão Verde da marca. A peça reúne fragmentos de tapetes de viscose, lã, poliéster, juta e sisal, que contribuem para transmitir, com leveza e harmonia, o comprometimento do designer em retratar uma cena tipicamente carioca com a singularidade e a diversidade desta cidade tão intensa.

Tapete + Tapeçaria “Avenida Vieira Souto” BKV
1,95 x 1,53 (calçadão)
1,53 x 0,71 (areia e mar)
2,07 x 1,50 m (guarda-sol)

O tapete “Avenida Vieira Souto” é uma expressão única de elegância e sofisticação, inspirado na icônica calçada de Ipanema na Zona Sul do Rio. Com atenção aos detalhes e uma fusão de design contemporâneo e elementos tradicionais, este tapete busca capturar a essência da Avenida Vieira Souto.

Para completar essa peça híbrida, foi criado o “Guarda-sol do Posto 9”. O complemento que cria o típico cenário da orla brasileira: mar, areia e guarda-sol. Um charme a mais versátil e modificável pensando no mood do momento que intensifica a autenticidade da paisagem, mas também estabelece uma conexão direta coma vivência em um dia ensolarado à beira-mar.

Cadeira Fit Zen
0,54 x 0,42 x 0,85 m

Embrenhe-se na “Cadeira Fit Zen”, poesia encarnada na busca pelo equilíbrio no estilo de vida fitness Zen. O abraço da madeira entrelaça delicadeza e robustez, uma dança sutil de formas e conforto, onde a essência é uma experiência sensorial única.

Com estrutura em madeira Tauari, amarração do encosto em corda de algodão e assento revestido com o tapete Kilim Delhi, da by Kamy, a “Cadeira Fit Zen” convida à contemplação, uma pausa no tempo, uma melodia de leveza. O desafio de fazer o simples com beleza, personalidade e conforto é uma poesia encenada por este símbolo.

Fuorisalone

Abrigada pelo evento Cross Vision da revista INTERNI, na Universitá degli Studi di Milano, a mostra brasileira de design no Fuorisalone 2024 também é organizada pela ABIMÓVEL e ApexBrasil no escopo do projeto Brazilian Furniture. A exposição mais uma vez conta com a curadoria do arquiteto e designer Bruno Simões @brunosimoes.atelie, que selecionou peças exclusivas das marcas e designers parceiros do projeto Brazilian Furniture para compor as cenas da mostra.

O tema da mostra brasileira neste ano se inspira na Coccoloba gigantifolia, uma espécie de árvore recém-descoberta na região amazônica que, a partir das observações iniciais, possui as maiores folhas do mundo: cada folha pode atingir incríveis 2,5 metros de comprimento! Como a árvore com a maior folha do mundo pode permanecer anônima por tanto tempo? Assim como essa gigante verde, quantas riquezas naturais desconhecidas estão ocultas em meio a matas, rios e solos brasileiros, o que nos faz sonhar a cada descoberta com essa.

A by Kamy compartilhou essa instigante história com dois designers do Studio by Kamy, propondo o desafio de desenhar uma série de peças que se inspirasse na jornada de descoberta da Coccoloba. André Marcolino e Ricardo Centurione abraçaram essa missão com entusiasmo e o resultado é contagiante! 

Trata-se de uma coleção de tapeçarias que, a partir da temática proposta por Bruno Simões para a exposição brasileira no Fuorisalone, desdobra-se como uma homenagem à biodiversidade e à beleza que reside em nossa terra. Cada fragmento têxtil utilizado na criação das peças no ateliê da by Kamy Verde ajuda a contar a história de um Brasil que está sempre se revelando, um convite para explorar o desconhecido! 

Além da dupla de tapeçarias inspirada na Coccoloba, a equipe de curadoria comandada por Bruno Simões também selecionou a peça EKO Vida 1, uma tapeçaria assinada pelo Studio by Kamy e tecida por um grupo de bordadeiras liderado pela artista visual Elisa Lobo.

Tapeçaria Coccoloba Encanto Verde 1 BKV
by Kamy Verde + André Marcolino
2,00 x 1,35 m

O designer André Marcolino e a by Kamy Verde dão vida a uma tapeçaria que transcende a mera estética. Cada fragmento utilizado na Coccoloba Encanto Verde, tingido em cores diversas, representa a riqueza da biodiversidade que abraça nosso planeta – as terras, as águas, a vegetação exuberante e os animais majestosos. Esta obra é um tributo à singularidade da Coccoloba, um presente divino que nos conecta com os mistérios guardados pela floresta. Que ela seja um lembrete constante da responsabilidade que compartilhamos em preservar as maravilhas que a Terra nos concede. Que as cores vibrantes nos sirvam como um hino à diversidade e um apelo para proteger a natureza.

Tapeçaria Coccoloba Gigante Canumã 1 BKV
by Kamy Verde + Ricardo Centurione
2,05 x 1,30 m

Design, poesia e natureza. Palavras que vão ao encontro do trabalho do designer Ricardo Centurione na criação do desenho da tapeçaria Coccoloba Gigante Canumã em parceria com a by Kamy Verde. Utilizando somente fragmentos de tapetes, Ricardo retrata com sensibilidade ímpar a majestosidade dessa árvore, começando pela folhagem, onde interpretou os veios naturais utilizando fragmentos na diagonal. No tronco, a seleção priorizou pedaços que se aproximassem de tons de madeira, enquanto a copa de silhueta marcante traz um tom verde escuro, garantindo assim um destaque visual apropriado e fluido sobre o fundo claro e contrastante. O Sol é o arremate que dá ao conjunto um diferencial colorido, poético e, por que não, emocionante.

Tapeçaria EKO Vida 1
Studio by Kamy
1,71 x 1,13 m

No vibrante cenário criado pelo Studio by Kamy e tecida pelo grupo de bordadeiras sob curadoria da artista visual Elisa Lobo, borboletas graciosas dançam entre folhagens exuberantes, simbolizando não apenas a metamorfose física que ocorre em sua própria vida, mas também a transformação constante da natureza ao seu redor em seu estado mais puro, leve, viva e silvestre.

by Kamy no Projeto Brazilian Furniture – ABIMÓVEL e ApexBrasil

Salone del Mobile

16 a 21 de abril

Fuorisalone

15 a 21 de abril (Exposição brasileira vai até 28 de abril)

brazilianfurniture.org.br

www.bykamy.com.br

Decolores: leva o quartzito Bronzite que destaca as riquezas naturais brasileiras

Apresentado na Interni Cross Vision, o quartzito Bronzite destaca as riquezas naturais brasileiras em uma reflexão envolvendo design e natureza.

A instalação “Giardino di Pietra” dirige o olhar para a natureza, destacando o Bronzite como fonte primária de inspiração. 

Este ano, a Milano Design Week – uma das maiores vitrines de design do mundo, acontece entre os dias 15 e 28 de abril, em Milão na Itália. Arquitetos, designers, construtoras e influenciadores do mundo todo poderão conhecer o quartzito Bronzite, da Decolores, que fará parte da exposição “Giardino di Pietra”apresentada na Interni Cross Vision.

A intervenção de design é uma realização do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais nacionais, realizado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O projeto dará vida a experiência da singularidade e diversidade das pedras naturais brasileiras através de uma nova instalação projetada pela arquiteta e designer Vivian Coser.

A temática da exposição, que será criada com uma seleção de pedras da Decolores e mais três empresas que contam a riqueza das pedras naturais presentes no Brasil, nos convida a uma reflexão envolvendo design e natureza. Nesse contexto, a “Giardino di Pietra” dirige o olhar para a natureza como fonte primária de inspiração, utilizando a figura da flor como símbolo de leveza, renovação e evolução. A escolha da matéria recai sobre as rochas naturais brasileiras, elementos elegantes, duráveis e singulares. Com inspiração e matéria definidas, o design toma forma de maneira autêntica e exuberante, resultando em uma instalação fundamentada na biodiversidade e biofilia.

Decolores

www.decolores.com.br

@decoloresoficial

Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *