Home office: 10 plantas para melhorar a produtividade no trabalho

img-2

Home office: 10 plantas para melhorar a produtividade no trabalho

Para deixar seu escritório em casa moderno e mais produtivo, confira quais espécies de plantas e flores podem te ajudar

Está buscando maneiras de como aumentar sua produtividade no home office? A dica é apostar em plantas! De cactos até vasos de flores, elas são ótimos filtros de energia e podem deixar seu ambiente de trabalho mais leve e agradável. Segundo um estudo da NASA, agência espacial dos Estados Unidos, o verde das plantas ajuda a absorver poluentes e filtrar a água do ar.

O especialista em terrários, Rodrigo Castelucio, do Jardim Terra Molhada, explica como escolher as plantinhas. “O primeiro cuidado é estudar o ambiente no qual elas serão colocadas. Um erro muito comum é iniciar pela escolha da planta sem saber exatamente onde ela ficará”, ele afirma. “Cada espécie possui a sua necessidade hídrica e de iluminação, então o ambiente que nos dirá quais espécies se adaptam ali.”

Confira uma seleção de 10 plantas que são ideais para o home office:

1. Samambaia

img-3
(Foto: Lufe Gomes/Editora Globo)

Samambaia gosta do sol e é uma ótima opção para seu home office.

Você pode colocar as samambaias em um vaso sobre a escrivaninha ou pendurá-la em algum cantinho. Elas adoram sol (necessitam de cinco horas por dia) e devem ser regadas dia sim, dia não.

2. Renda-Portuguesa 

img-4
(Foto: Edu Castello / Editora Globo)
Mistura de vasos com asplênio, costela-de-adão, renda-portuguesa (a segunda à esquerda, a menorzinha, no vaso marrom), fícus-lira, pacová e avenca em meio ao sofá Boiling.

A renda-portuguesa é linda e pode ser adaptada de acordo com o espaço disponível! Na hora de escolher o vaso, pense em cores que combinem com o restante do ambiente. “É interessante que os vasos se comuniquem visualmente com a decoração do local que você reservou para trabalhar, já que eles devem complementar o ambiente e não serem pontos de distração que possam fazer você perder o foco”, diz Rodrigo. A renda-portuguesa adora o calor e umidade, porém não suporta sol intenso.

3. Jiboia

img-5
(Foto: Instagram/Reprodução)
Trepadeira ou pendente? A jiboia cresce linda dos dois jeitos, como se vê neste registro.

Suspensa ou em vasos, a jiboia esbanja delicadeza. Quando está crescendo, a planta tende a pender, criando cachos e ramos muito bonitos e que agregam ao restante da decoração. Ela gosta de água e calor e deve ser regada duas vezes por semana.

4. Cactos e suculentas

img-6
(Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)

Nos aquários de vidro, os peixes perderam a vez para ripsális e cactos. As duas variedades sobrevivem às mais desafiadoras condições.

Cactos e suculentas são excelentes para quem não tem muito espaço na mesa de trabalho. Fáceis de cuidar e amantes da luminosidade, devem ser regados apenas uma vez por semana, com uma quantidade de água bem pequena. Na foto, a paisagista Claudia Regina optou por vasos diferenciados e abrigou os cactos em aquários de vidro.

5. Pacová

img-7
(Foto: Edu Castello / Editora Globo)

Pacová é uma linda espécie que fica ótima dentro de casa.

O pacová fica ótimo em todos os tipos de espaço, pois ele pode ser comportado em vasos pequenos, médios e grandes. Comumente usado na decoração de espaços internos, é ideal para quem quer acrescentar um vaso bonito e vistoso no escritório. Regá-lo três vezes por semana é o suficiente.

6. Espada de São Jorge

img-8
(Foto: Exotic Flora/ Reprodução)

A espada de São Jorge cresce verticalmente, não ocupando muito espaço.

Para deixar em um cantinho, as espadas de São Jorge vão agregar cor e alegria ao ambiente. Seu crescimento é vertical, o que é ótimo para quem não tem muito espaço. A planta não precisa de muita água e pode ser regada apenas uma vez por semana.

7. Maranta

img-9
(Foto: David J. Stang/Wikimedia Commons)

Planta maranta da variedade Maranta leuconeura.

Com as folhas coloridas em tons de verde e vermelho, a maranta pode ajudar a levantar o astral do seu escritório, deixando-o mais chamoso e aconchegante. A planta é sensível e não deve ser deixada ao sol.

8. Lírio da Paz

img-10
(Foto: Unsplash / Max Williams / Creative Commons)

O lírio da paz é uma ótima opção para agregar delicadeza ao ambiente de home office.

Delicadas, as flores também podem ser usadas no home office, dispostas em vasos, mesas e até suportes. “Lírios da paz geralmente florescem na primavera e no verão, mas podem ficar com flores durante todo o ano. Gostam de umidade e devem ficar na sombra, sempre em ambientes claros”, ensina Rodrigo. Os lírios também são ótimos purificadores do ar.

9. Antúrio

img-11
(Foto: Thinkstock)

As cores vibrantes dos antúrios deixam os ambientes com o astral elevado!

Se você procura maneiras de deixar seu escritório com uma vibe mais calma, os antúrios podem te ajudar! Com propriedades que ajudam a diminuir o estresse, possuem uma linda coloração vermelho vibrante e ficam ótimos em vasos pequenos. Eles não suportam contato direto com o sol e devem ser regados a cada dois dias.

10. Violeta

img-12
(Foto: Unsplash / Nikhita Singhal / Creative Commons)

Fáceis de cuidar, as violetas ficam lindas em pequenos vasinhos.

Popular entre os brasileiros, a violeta é perfeita para colorir seu home office com delicadeza. Ela é fácil de cuidar e pode ser posta em pequenos vasinhos. Temperaturas amenas são ideais para a que as violetas sobrevivam e, na hora de regar, tome cuidado para não encharcá-las!

fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/

Saiba mais em Arquimorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *