Gramado Lindo no Inverno: Dicas de Poda e Adubação

gramado no inverno

Especialista explica quais são os pontos de atenção em relação aos cuidados com os gramados durante as temperaturas mais frias

Para quem tem gramado em casa, a chegada dos períodos em que a temperatura é mais baixa, acende um alerta para cuidados redobrados, pois a grama fica exposta ao clima e, diferente de outro tipo de planta, não é possível trocá-la de local para amenizar possíveis danos. Existem alguns problemas que estão mais propícios de acontecer decorrentes do frio, como é o caso do aparecimento de fungos, que a deixam inicialmente amarelada e após certo tempo, seca com aspecto de palha.

No entanto, adaptar alguns cuidados que já são comuns neste tipo de cultivo, podem ajudar a manter o gramado saudável, conforme explica Marcos Estevão Feliciano, engenheiro agrônomo da Forth Jardim, empresa especializada em produtos para cuidados com plantas.

Os pontos de atenção estão relacionados principalmente a poda e a adubação. “É importante saber que as variações de temperaturas e redução da duração do dia afetam o seu crescimento e desenvolvimento. A chegada do inverno, faz com que o gramado passe por um processo de transição e reduza seu metabolismo. Isso significa que ele irá poupar energia para enfrentar os dias mais gelados e automaticamente o seu crescimento será mais lento. Mas não quer dizer que ele não precise ser aparado. Claro que isso também depende muito da região”.

Poda do gramado

Como o crescimento neste período é mais lento, automaticamente a necessidade de poda deve ser menos frequente. Mas isso não significa que ela não seja necessária. O ideal é deixar a grama um pouco mais alta. O especialista indica a altura ideal, de acordo com cada tipo de grama:

– Grama Esmeraldo: 5cm

– Grama São Carlos: 7cm

– Grama Zeon: 5cm

Adubação

Outro ponto de atenção está relacionado à adubação. De modo geral durante o outono e o inverno a necessidade de adubação também é menor para todos os tipos de plantas. E no caso específico dos gramados, é preciso também ficar atento ao uso de determinados produtos, pois o excesso de alguns tipos de nutrientes, que durante outros períodos são bem-vindos, no frio podem prejudicar.

“Devemos ficar atentos a dois nutrientes específicos: o potássio e o nitrogênio. O ideal é focar em fertilizantes que ofereçam mais potássio e evitar aqueles que são muito ricos em nitrogênio”, complementa Marcos.

Durante o inverno o clima fica mais seco e o potássio ajuda na resistência do gramado e no controle hídrico da planta. Um gramado bem nutrido em potássio nas épocas mais frias e secas contribui para a prevenção de doenças, ataques de insetos e alivia o estresse em relação ao pisoteio.

Por outro lado, o nitrogênio tem um papel direto no crescimento das plantas, o que é ótimo durante o verão e a primavera, mas não durante o outono e inverno. Nestas estações há a desaceleração do crescimento e as condições ficam mais favoráveis para o aparecimento de fungos, portanto ele pode mais prejudicar do que ajudar.

Sobre a Forth Jardim

A Forth Jardim é uma empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando desde 1998, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor. A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 100 colaboradores e está presente em mais de 6.000 pontos de vendas em todo o Brasil. Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano.

@forthjardim_oficial

https://forthjardim.com.br

Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *