Espelho Orgânico: aprenda como aplicar no décor de interiores

espelho orgânico

Saindo do convencional, o elemento acrescenta beleza e personalidade aos ambientes

Com seus formatos irregulares, os espelhos orgânicos se somam à decoração na medida em que oferecem a funcionalidade de um espelho convencional em quaisquer ambientes de uma residência. O charme é garantido pelas formas curvos, como esses escolhidos pela arquiteta Daniela Funari para compor um dormitório de casal, sala de jantar e o lavabo, respectivamente | FOTOS: Mariana Camargo e Celina Germeer

O design orgânico, expresso em mobiliários e itens de decoração, dominou as tendências arquitetura de interiores e no décor dos últimos anos, expressando a fluidez da natureza através por meio de peças curvas que quebraram a padronagem linear das retas. Em uma referência conhecida mundialmente estão os relógios de Dalí, na obra A Persistência da Memória, que subvertem o padrão e quebram as regras pré-estabelecidas das formas.

“A estética orgânica das peças é sempre surpreendente, uma vez que sempre esperamos por uma configuração geométrica que pode ser quadrado, retangular ou circular”, analisa a arquiteta Daniela Funari, à frente do seu escritório. Segundo ela, o estilo reforça o potencial da criatividade, uma vez que nosso próprio corpo possui suas nuances e curvas.

Trabalhar com os espelhos orgânicos é uma maneira certeira para quem busca inserir o recurso dentro de projetos de interiores e trazer o melhor do design orgânico em uma peça que decora qualquer cômodo e oferece praticidade no dia a dia. Acompanhe as referências a partir de projetos assinados pela profissional:

Impacto dos espelhos em lavabos e halls de entrada

Destoando das linhas retas, os espelhos orgânicos chamam atenção no espaço ao propor um ponto focal que atrai os olhares no contexto do projeto de interiores. “Por serem objetos tão singulares, são perfeitos quando o intuito é causar impacto, sendo altamente recomendados em um hall de entrada ou lavabos, por exemplo”, explica Daniela.

Logo na entrada do apartamento, a arquiteta Daniela Funari trouxe a peça orgânica para dar boas-vindas aos moradores e convidados, além da checagem do look antes de sair de casa.
Complementando o projeto, um banco em marcenaria foi executado com uma sapateira para auxiliar no momento de calçar os sapatos e organizar itens de saída como materiais de academia e guarda-chuvas | FOTO: Mariana Camargo

Nesses ambientes é possível apostar em modelos volumosos e de grande extensão para que seja possível apreciar o look ou proporcionar uma boa visão do rosto. “Os lavabos podem se dar ao luxo de serem mais divertidos e disruptivos”, detalha a profissional que gosta de escolher espelhos com dimensões generosas quando a metragem permite.

Com um toque natural, incluindo plantinhas em um jardim vertical, o lavabo realizado pela arquiteta Daniela Funari ganhou mais destaque com um espelho orgânico que reflete o natural. A composição não só ficou esteticamente agradável, como também sofisticada, com a inclusão de uma torneira rosé gold e um pendente estilizado | FOTO: Mariana Camargo
Outra competência conferida pelos espelhos orgânicos é a de agregar a iluminação, principalmente quando o projeto luminotécnico segue o desenho da peça. Nesse lavabo, a arquiteta Daniela Funari instalou uma fita de LED que realçou a volumetria do espelho, como se estivesse flutuando na parede | FOTOS: Julia Novoa

Personalidade nas áreas sociais

Exatamente por serem pontos de atenção, os espelhos orgânicos entregam um cenário criativo, elegante e moderno, independentemente dos demais itens dispostos nos ambientes que integram as áreas sociais.

Para essa sala de jantar integrada com a sala de estar e a cozinha, a arquiteta Daniela Funari desenhou uma composição com três espelhos orgânicos que se complementam para refletir os cômodos do apartamento. A tríade se sobressai como um gallery wall | FOTO: Celina Germeer

Atmosfera onírica em dormitórios

É comum que muitas pessoas acreditem que o décor de um dormitório precisa ser mais neutro e intimista, contudo, seja qual for o estilo adotado, é possível combinar o espelho com outros objetos. “Embora não sejam neutros e dificilmente minimalistas, os espelhos orgânicos são ótimos para esses cômodos, pois carregam consigo um design onírico que permite a criação de cenários super aconchegantes”, descreve Daniela.

O tamanho generoso do elemento apostou nas curvas orgânicas para decorar a parede do dormitório que antecede a entrada para o closet. O espelho também harmonizou com o painel de madeira acima da cabeceira e com os pendentes que seguem o formato | Projeto: Daniela Funari Arquitetura | FOTOS: Mariana Camargo

Sobre Daniela Funari Arquitetura

Daniela Funari Arquitetura é um escritório de arquitetura e interiores voltado para projetos residenciais e comerciais buscando sua individualidade, originalidade e funcionalidade. A arquiteta Daniela Funari é jovem, arrojada e apaixonada em criar espaços e ambientes personalizados e combinados. Seu grande objetivo é fazer parte do sonho das pessoas, trazer à baila o convívio em espaços prazerosos e aconchegantes, gerando satisfação, alegria e vivacidade. Sua paixão é revelada em projetos com ênfase em interiores e ambientes integrados. Em 2024, teve sua estreia na CASACOR São Paulo 2024 e recebeu o Prêmio VEJA SP de Melhor Ambiente CASACOR na categoria “Ilha de bem-estar e lounge”.

Daniela Funari Arquitetura

(11) 95500 0293

@danielafunariarquitetura

danielafunariarquitetura@gmail.com

https://danielafunariarquitetura.com.br/

Av. Ordem e Progresso, Nº 157, CJ. 1104,

São Paulo – SP

Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *