Dicas práticas para acertar na irrigação das plantas e jardim

irrigar

Especialista da Forth Jardim ensina como evitar erros comuns na irrigação e manter suas plantas sempre saudáveis

Cuidar das plantas exige mais do que boa vontade: é preciso atenção às necessidades específicas de cada espécie. E um dos erros mais frequentes — e prejudiciais — é errar na rega. Tanto o excesso quanto a falta de água podem comprometer o crescimento e a saúde das plantas, prejudicando a absorção de nutrientes e até favorecendo o surgimento de doenças.

irrigação

Em épocas mais frias, esse cuidado deve ser ainda mais criterioso. A necessidade de irrigação varia de acordo com o tipo de planta, o ambiente e até o nível de matéria orgânica e nutrição do solo. Um solo pobre em matéria orgânica e nutrientes, por exemplo, retém menos umidade e exige atenção redobrada. Já um solo bem estruturado e nutrido contribui para o equilíbrio da microbiota, melhora a retenção de água e favorece a saúde das raízes.

Segundo Ramon Morais, engenheiro agrônomo da Forth Jardim, marca referência em nutrição e cuidados com plantas, mais importante do que seguir um calendário fixo de rega é aprender a observar os sinais do solo e da própria planta. Para quem tem várias espécies, essa rotina de observação é fundamental.

“Cada espécie e ambiente pedem atenção individualizada.O ideal é sempre checar a umidade antes de molhar novamente. Um método simples é inserir o dedo ou um palito no substrato: se sair seco, é hora de regar; se sair úmido, é melhor esperar mais um pouco. Essa prática evita o encharcamento, responsável por problemas como apodrecimento de raízes e proliferação de fungos”, explica o especialista.

Também é importante observar o aspecto das folhas, que podem murchar ou amarelar em caso de rega incorreta.

Outro ponto importante é a forma como a rega é feita. A recomendação é sempre regar diretamente no solo, próximo às raízes, evitando molhar as folhas, o que pode favorecer doenças, principalmente em dias frios ou períodos muito úmidos. Além disso, o melhor horário para irrigação é nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, quando a temperatura está mais amena e a água pode ser absorvida de maneira mais eficiente. Agora no inverno temos que reduzir a frequência de rega, pois as temperaturas estão mais baixas e a umidade está elevada ( a depender da região), então precisa redobrar a atenção para evitar problemas com fungos.

Ramon ainda lembra que é importante adaptar a rega conforme o clima e a estação do ano: nos períodos mais quentes, a rega pode ser mais frequente; já no inverno, deve ser mais espaçada.

Ferramentas certas fazem a diferença

Para facilitar a rotina e garantir uma irrigação eficiente, o especialista da Forth Jardim recomenda o uso das ferramentas adequadas para cada situação:

  • Regador com bico longo permite alcançar a base das plantas sem danificar folhas;
  • Mangueira com esguicho ajustável é ideal para controlar a intensidade da rega em diferentes áreas;
  • Pulverizadores são perfeitos para plantas menores ou recém-plantadas, com jato suave;
  • Temporizadores e sistemas de irrigação por gotejamento: automatizam o processo e evitam desperdício de água.

“Regar bem” é uma combinação de observação, prática e uso correto das ferramentas. Quando o solo está nutrido, a rega se torna ainda mais eficaz, pois os nutrientes são melhor absorvidos e as plantas crescem mais fortes e resistentes”, conclui Ramon Morais.

Sobre a Forth Jardim

A Forth Jardim é uma empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando desde 1998, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor. A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 100 colaboradores e está presente em mais de 6.000 pontos de vendas em todo o Brasil. Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano.

Mais informações: https://forthjardim.com.br e @forthjardim_oficial

Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *