Decorativos ou para complementar o espaço de armazenamento dos itens pessoais, a arquiteta Mari Milani mostra como eles se conectam com o estilo do projeto

Ele decora e adiciona o espaço de armazenamento para itens pessoais guardados no banheiro: estas são as duas principais funções do armário aéreo. Com a fixação próxima ao teto, o móvel ajuda a preencher o espaço vazio da parede sem atrapalhar na utilização do ambiente.
“Muito pelo contrário, seu visual é leve e, para muitos moradores, é uma mão na roda na organização do banheiro”, afirma a arquiteta Mari Milani. De acordo com ela, o armário aéreo é uma estratégia para resolver a falta de espaço nos armários inferiores e na bancada, principalmente quando há uma quantidade considerável de produtos de higiene e de autocuidado.
Ainda de acordo com a profissional, a versão aérea coopera com a ideia de tê-los sempre à mão. “Principalmente em banheiros compactos, não fica interessante visualizar uma bancada quase que plenamente ocupada. É preciso ter harmonia e uma área livre para que a pessoa possa realizar suas movimentações”, diz a profissional, que ainda adiciona: “sem contar que esse cenário dificulta a limpeza”.
Mas o armário aéreo não cumpre exclusivamente a tarefa de arrumação no banheiro: revestido por espelho, auxilia nos momentos de skincare e maquiagem, como também entra em cena como decoração. “Plantinhas, quadrinhos apoiados e vasos pequenos deixam o ambiente mais gostoso e descontraído”, argumenta Mari.
Com relação às medidas, a proporcionalidade rege a largura do móvel, que além da área da bancada pode se prolongar pela parede acima da bacia sanitária. No que diz respeito a profundidade, a arquiteta indica a execução entre 12 e 14 cm e a fixação 1,50 m acima do piso. “A profundidade não pode passar dessa referência para que o usuário não corra o risco de bater a cabeça”, destaca.
Acompanhe inspirações de projeto executados por Mari Milani:
Armário espelhado
No banheiro, a marcenaria com acabamento espelhado é prática tanto por refletir a imagem do morador, como em outro eficiente papel: promover a sensação de amplitude em ambientes compactos.

Armários de palhinha
A palhinha conquistou a movelaria de todos os ambientes dos projetos residenciais, inclusive dos banheiros. “Gosto do efeito delicado que ela produz, bem como o respiro que a peça ganha em função da ventilação em seu interior”, enfatiza a arquiteta.

O mix entre armário e prateleira
Mari também aposta na marcenaria que combina armário e nichos decorativos:



Armário espelhado ladeado por nichos
A profissional também gosta de explorar outras formatações como o armário com uma única porta:

Com apenas uma porta, mas com um generoso espaço interno, nesse banheiro a arquiteta Mari Milani entrou com o revestimento espelhado. Em ambos os lados, os nichos entram com a intenção de deixar o ambiente com um toque a mais na decoração | FOTO: Mariana Camargo
Marcenaria e serralheria
A dupla também é uma excelente pedida nos projetos de banheiro:


Sobre a arquiteta Mari Milani
Formada em arquitetura e urbanismo em 2009, pós-graduada em master arquitetura em 2012, com mais de 300 projetos realizados em lares e negócios, Mari Milani está sempre presente nas maiores feiras e eventos de design do mundo acompanhando e trazendo as últimas tendências de mercado para seus clientes.
Para ela, a construção de um ambiente transformador vai além de erguer paredes e distribuir cômodos; é a habilidade de criar um espaço que reflita a personalidade e os sonhos de cada cliente, pensando sempre no conforto e segurança. Cada projeto é uma oportunidade de criar sensações diferentes e únicas, seja por meio da iluminação, do formato ou da decoração.
@marimilani_arquiteta
R. Marina Jacomini, Nº 57 – Santa Paula, São Caetano do Sul – SP
Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar
