Grife brasileira se junta à ‘onda do design’ em diferentes eventos da Semana
A by Kamy desembarca na Itália para participar da Semana de Design de Milão 2022, o mais prestigiado festival de design do mundo, que acontece entre hoje e domingo (06 a 12 de junho) em diferentes pontos daquela que é considerada a capital mundial da moda e do design.
A grife estará presente nos principais eventos da semana, representando nosso país e a identidade brasileira no segmento têxtil a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).
Além das exposições in loco nos diferentes pontos de Milão, a by Kamy desenvolveu um hotsite para não deixar ninguém de fora. Qualquer pessoa, onde quer que esteja, vai poder conferir as novidades no feirademilao.bykamy.com.br.
Os pilares que sustentam a by Kamy em Milão
Com tantos espaços a dar propósito e significado, além da grande responsabilidade de representar seu país e o design brasileiro, a marca entrelaçou diferentes produtos, artistas, designers, técnicas de tecitura e materiais por meio de três pilares temáticos.
Mais do que cumprir a mera obrigação de estabelecer um fio condutor entre as exposições em Milão, estes pilares são coerentes com a história da grife e refletem o modo de ser, pensar e fazer da by Kamy.
Arte
Para que a tecitura seja considerada uma obra de arte, a by Kamy acredita que as peças precisam ser confeccionadas com teor artístico apurado e materiais de qualidade superior.
Poucas marcas, no entanto, podem e querem assumir o gigantesco desafio de buscar por todo o mundo as melhores matérias-primas, além de firmar parcerias exclusivas com as antigas tecelagens que, até hoje, produzem preciosas manufaturas feitas à mão.
O know-how da by Kamy não só viabilizou esse caminho, como abriu portas à marca para tecer em colaboração com artistas de renome internacional e nacional, formando assim um precioso conjunto de peças com tiragem limitada que integram o acervo by Kamy Arte.
A maioria deste acervo é formado por arrazos, uma palavra italiana que define um produto têxtil exclusivo para paredes, que se baseia sempre em cima de um desenho específico de grandes artistas, feito à mão.
Verde
A by Kamy carrega em seu DNA uma conexão profunda com a origem de seus produtos, manutenção e destino de cada um deles, atrelado com a preocupação em produzir arte e design 360º, engajando-se verdadeiramente nas questões de sustentabilidade.
Assim nasceu a by Kamy Verde, a unidade criativa da marca que promove a essência da brasilidade a partir da reutilização consciente e criativa de retalhos de tapetes, resultando em peças únicas.
Essas peças não só carregam a sabedoria têxtil, personalidade e a história da empresa, mas também contribuem com o fortalecimento das premissas da economia circular, tão necessárias para viabilizar o futuro do planeta.
Jovem
Para que o ciclo do design se mantenha em constante evolução, a by Kamy acredita ser fundamental estar próxima dos novos talentos, conectando-se às diferentes gerações por meio do design e da arquitetura.
Os jovens, naturalmente, trazem consigo uma jornada repleta de descobertas a cada ensinamento e observação. Os mais consagrados, por sua vez, conhecem os atalhos e trazem para o design um olhar maturado por uma vida experimentações.
Essa ‘simbiose’ entre profissionais de diferentes gerações é um elemento-chave na história da by Kamy, mantendo-nos em efervescência criativa, miscigenados em histórias, habilidades e perspectivas.
É preciso ser coerente com este discurso na prática e, por isso, a by Kamy vem estreitando os laços com os novos talentos em diferentes frentes, contribuindo com a formação e dando visibilidade à criatividade destes talentos.
A marca acredita que esse apoio e visibilidade vai contribuir com o futuro do design brasileiro não só na tecitura – afinal, é preciso ir além do tapete e fazer coisas diferentes, desafiando-se a sair da zona de conforto.
Salão do Móvel (07 a 12 de junho)
Poucas pessoas talvez o reconheçam por seu nome completo, Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mas basta dizer o nome Di Cavalcanti (1897-1976) que logo se reconhece um dos maiores expoentes da história do modernismo brasileiro.
Nascido no Rio de Janeiro, o pintor e ilustrador se notabilizou por registrar imagens do cenário popular nacional, alinhando-se a outros artistas de sua geração que buscavam dar uma ‘cor local’ à arte brasileira.
Partiu de Di Cavalcanti a ideia de realizar a Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil, incumbindo-se do catálogo e do cartaz, além de expor seus quadros no evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo.
Para celebrar o centenário de um evento tão importante para a história artística brasileira e, sobretudo, o papel de Di Cavalcanti na consolidação da brasilidade enquanto essência, a by Kamy leva ao iSalone uma nova geração de arazzos que interpretam obras do artista, todos sob licença exclusiva neste tipo de tecitura em todo o mundo.
No intuito de acrescentar ao rico acervo da by Kamy uma perspectiva mais contemporânea sobre a brasilidade, a marca se aproximou de profissionais no auge de sua maturidade criativa, capazes de criar obras não só atrativas, mas que nos fazem pensar sobre a realidade que nos cerca.
É o caso de Regina Silveira, artista multimídia brasileira, reconhecida mundialmente por obras em diversas bienais, exposições, galerias e coleções públicas e privadas, inclusive em museus de renome internacional como o Museu de Arte Moderna de Nova York-EUA (MoMA).
Regina retorna a Milão pelas tramas da by Kamy em uma parceria que se limitou à série Fauna Mix, apresentada no supersalone de 2021. A colaboração se ramificou em diferentes frentes, e resultou, por exemplo, na criação de peças exclusivas para empreendimentos como o recém-inaugurado Hotel Rosewood em São Paulo, a primeira hospedagem seis estrelas da América Latina.
A série Fauna Mix está maior e desembarca no iSalone com os novos tapetes “Do Chão”, “Do Mar” e “Do Ar”, além de outras peças inéditas que serão a grande atração no stand da marca.
Outro importante objetivo da marca em Milão é mostrar ao mundo a capacidade da marca em produzir arte e design 360º, reaproveitando os retalhos da produção para desenvolver peças exclusivas como os tapetes e as tapeçarias assinados por Kiko Maldonado, Gustavo Jansen e Henning Kunow.
Diretor de arte da by Kamy Verde e artista plástico, o trabalho de Kiko se notabiliza por ‘garimpar” diferentes fragmentos têxteis, construindo à mão tapeçarias sustentáveis. Sozinho ou ao lado de artesãos aprendizes, Kiko empodera o ser humano ao compartilhar seus conhecimentos e eleva o respeito à matéria-prima ao unir as formas orgânicas às cores e à ginga brasileira.
Jansen, por sua vez, propõe a divertida e sensível experiência de ‘sobrevoar’ e interpretar a natureza brasileira vista de cima, sobretudo aquela que ainda sobrevive nas cidades, como as praças e pequenos trechos de mata nativa.
Designer alemão que já residiu no Brasil por muitos anos, Kunow criou a coleção Água, tapetes que celebram a riqueza e a diversidade de um dos mais importantes patrimônios da natureza nacional, com a intenção de contar a história do percurso da água nas várias partes do país.
Além destas peças, a unidade criativa by Kamy Verde também desenvolveu um tapete circular, Brazil, para abrilhantar o lounge central que conecta os stands da exposição brasileira, que conta com a curadoria do arquiteto José Roberto Moreira do Valle.
Para mostrar sua capacidade de produzir peças para o mundo com o DNA brasileiro, além de tecer um vínculo criativo entre o Brasil e a Itália, a by Kamy leva a Milão a tapeçaria Primavera Tropical, que representa com a exuberância do arazzo 3D a fauna e a flora brasileira. Assim, a marca escolhe a italiana Clara Doglioni, à época aluna do Politecnico di Milano, como a representante de seus jovens talentos neste evento.
Fuorisalone (06 a 12 de junho)
Além do Salone del Mobile, a by Kamy também marca presença no Fuorisalone, festival urbano que engloba todas as exposições fora do recinto do iSalone, ou seja, espalhadas pelos distritos milaneses.
O espaço reservado ao design brasileiro, sob curadoria do arquiteto Bruno Simões, vai exaltar o modernismo brasileiro em diferentes abordagens, e coube à by Kamy destacar o movimento com criações que conectam sua tecitura à arte.
Além do arazzo “Carnavalesco”, de Di Cavalcanti, a marca leva para o Fuorisalone a tapeçaria “Detalhe A Conquista 1”, de Gilvan Samico (1928-2013), um dos maiores expoentes da xilogravura brasileira e conhecido pelas notáveis criações a partir da sua interpretação das lendas e elementos indígenas.
Assim como no iSalone, a by Kamy dá visibilidade global ao trabalho de jovens talentos do design nacional, conectando a criatividade de profissionais de diferentes gerações a partir das suas tramas. No Fuorisalone, a marca apresenta os tapetes “Modernista 1 e 3”, criados por Giacomo Tomazzi em Revolution®, fibra exclusiva da by Kamy, feita de vinil com poliéster e confeccionada à mão no próprio atelier da marca.
Salão Satélite (07 a 12 de junho)
Materializando o início de uma nova etapa em seu design, a grife apresentará em primeira mão no Salão Satélite a primeira peça original da by Kamy Home, marca de mobiliário e objetos de decoração da by Kamy.
Assinado pelo estudante Ricardo Peruzzolo, o espelho de piso Guillotine se inspira na temida guilhotina, aparelho de decapitação mecânica muito utilizado durante a Revolução Francesa no final do Século XVIII.
Apesar do aparente ‘choque’ que esse aparelho naturalmente emana, a escolha se justifica pela capacidade de impacto no ambiente em que está inserido, embarcando nele o espelho para transmitir a crítica e a reflexão sobre a pressão social que circunda a aparência humana e a idealização do que seria o corpo perfeito.
O espelho é fruto do Prêmio Adriana Adam de Design, o qual a marca teve a honra de ser uma das três empresas nacionais convidadas para serem as grandes parcerias do concurso, idealizado pelo mestre italiano Gaetano Pesce e que teve a curadoria do jornalista e crítico de design, Marcelo Lima.
Designer e empresária nascida na Romênia, mas brasileira em sua essência, Adriana teve uma marcante atuação no design nacional nas décadas de 1970 e 1980, mas infelizmente não teve este reconhecimento em vida – coube a Pesce o resgate desta história, fazendo aquilo que Adriana sabia fazer melhor: descobrir e incentivar talentos.
Dos mais de 400 projetos inscritos e avaliados pelo júri, o espelho Guillotine assinado por Ricardo ficou em primeiro lugar, e ganha agora em Milão o merecido destaque internacional.
Serviço
by Kamy na Semana de Design de Milão 2022
Salão do Móvel (Salone del Mobile ou iSalone)
07 a 12 de junho
Milan Fairgrounds, Rho, Milão (Portões Est, Sud e Ovest)
Pavilhão 18 • Corsia D • Stand D12
Salão Satélite (SaloneSatellite)
07 a 12 de junho
Milan Fairgrounds, Rho, Milão (Portões Est, Sud e Ovest)
www.salonemilano.it/en/exhibitions/salonesatellite
Hall 1 (SaloneSatellite)
Stand D36
Fuorisalone
06 a 12 de junho
Eventos e mostras espalhadas pelos distritos de Milão
Universitá Degli Studi Di Milano
Porticato Richini
Via Festa Del Per Dono, 7
by Kamy
Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar