Boas Ideias para Quartos Pequenos

quartos pequenos

Este espaço de descanso é um dos locais mais importantes da casa e, mesmo quando há uma limitação de tamanho, existem soluções para trazer comodidade e funcionalidade, mantendo um décor elegante e clean. Confira as recomendações do BMA Studio

img-3

Além de soluções voltadas ao armazenamento e aproveitamento de espaço, o arquiteto Bruno Moraes, do BMA Studio, também destaca dicas do décor, como o uso de espelhos e tons claros para criar a percepção de um ambiente maior | Foto: Luis Gomes

Mais do que um sinônimo de desafio, os ambientes compactos podem ser vistos como oportunidades para abusar da criatividade e elaborar um espaço funcional e muito acolhedor. Essa é a perspectiva do arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, ao se debruçar sobre os seus projetos – muitos dos quais têm uma área limitada, especialmente na cidade de São Paulo. Tendo em vista seu extenso leque de possibilidades, o especialista compartilha ideias valiosas para garantir o bom aproveitamento dos quartos pequenos.

O planejamento, nesses casos, precisa ser completamente focado em uma estratégia que visa usufruir de cada centímetro. Isso é o que conta Bruno que, de primeira, já indica dois pontos importantíssimos nesse processo: uma iluminação tática e uma paleta de cores de tons claros.

“O posicionamento e aproveitamento da luz, tanto a natural quanto a artificial, contribuem para a sensação de amplitude do espaço, assim como tonalidades suaves, que não pesam na ambientação”, desenvolve o arquiteto, lembrando de detalhes já implantados nos espaços assinados por ele.

Mas quais são algumas soluções práticas que, de fato, melhoram a vida dos moradores, proporcionando mais espaço para guardar objetos pessoais, sem causar estresse no dia a dia ou comprometer o décor? Vamos as excelentes ideias do escritório BMA Studio.

1. Armário Aéreo

Um amplo e espaçoso guarda-roupa é aquele móvel dos sonhos, que acolhe não só as roupas, mas diversos outros itens que precisam de armazenamento, como malas de viagem, lençóis e cobertores, entre outros. Com isto em mente, o arquiteto aposta sempre nos móveis aéreos, que duplicam a área útil do quarto de casal usufruindo de uma parte da parede que, normalmente, seria ‘esquecida’.

img-4

Aqui, a parede foi completamente aproveitada, garantindo todo o conforto de um quarto bem distribuído, sem deixar o entorno da cama carregado | Projeto: BMA Studio | Foto: Luis Gomes

A marcenaria de cor clara, citada pelo profissional como um dos pontos essenciais a se atentar em um quarto menor, entra em jogo para garantir leveza. Combinação funcional, que uniu design inteligente e paleta suave para trazer praticidade à rotina.

Bônus: gavetas inferiores

Outro recurso bem-vindo está no desenho sob medida da marcenaria, possibilitando que a cama contenha gavetas em sua base, seguindo o mesmo estilo do móvel, que se destaca por um fluxo definido pelas linhas retas e atemporais.

img-5

Gavetas embutidas na cama são uma excelente saída para uma metragem reduzida e o melhor: não atrapalham nem um pouco o visual do cômodo | Projeto: BMA Studio | Foto: Luis Gomes

2. Portas bem pensadas

Outro ponto que, às vezes, passa despercebido na hora de conceber o layout de um quarto compacto são as portas. No dia a dia, pode ser bastante incômodo ter que lidar com a versão de abertura convencional, que ‘consome’ uma grande área quando está aberta. Foi por isso que, na hora de idealizar seus projetos, Bruno costuma optar por uma combinação imbatível, o uso de folhas de correr com espelho, que ainda resulta em amplitude.

img-6

Um projeto bem elaborado leva em consideração não só a beleza do espaço, mas, também, a sua funcionalidade no cotidiano dos moradores: deve sempre facilitar e nunca atrapalhar | Projeto: BMA Studio | Foto: Luis Gomes

3. Móvel acima da mesa de cabeceira

img-7

Nenhum espaço, seja na parede, no chão ou nos cantinhos, deve ser esquecido na hora de planejar um cômodo compacto. Aqui, a solução do móvel que acompanha a mesinha lateral fez todo o sentido | Projeto: BMA Studio | Foto: Luis Gomes

A praticidade ao lado da cama não precisa se limitar à mesinha de cabeceira. Pelo contrário: esta solução desenvolvida pelo BMA Studio mostra que é possível maximizar cada centímetro de um quatro. Neste apartamento, o armário colocado junto à parede foi perfeito para guardar as bolsas da moradora de forma organizada, sem arriscar algum dano ao material, pois elas ficam perfeitamente esticadas no cabide. O lado do marido também conta com o seu próprio móvel, que recebe os seus itens pessoais. Mais uma vez, a superfície espelhada da porta reflete a luz e melhora a noção de espaço.

Sobre BMA Studio

Criado há 14 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno já passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini. Seu escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra treinada para gerir os trabalhos com processos inteligentes, com diferenciais como um aplicativo personalizado. Entre seus principais clientes estão: o Grupo Volkswagen, as multinacionais Arauco e Fabbri, os escritórios da Tecban (Banco 24h), as Sorveteiras Rochinha, um projeto de revitalização urbana no bairro do Bixiga. Além de obras diversas executadas em todas as regiões do Brasil e uma participação na Mostra Casa Saudável. A marca BMA Studio tem trabalhos e vídeos publicados em importantes veículos de arquitetura do Brasil. Bruno é colunista do Portal PiniWeb, foi apresentador do Decora Cast (Podcast de decoração do Viva Decora). E, desde 2019 participa do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT.

BMA Studio

(11) 2062-6423

www.brunomoraesarquitetura.com.br

@brunomoraesarquiteturastudio

Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *