As arquitetas Isabella Nalon e Cristiane Schiavoni mostram como detalhes arquitetônicos e escolhas práticas transformam a convivência de moradores e convidados

Principalmente com a chegada do verão, a área de lazer costuma ser o ponto onde família e amigos se reúnem para celebrar, cozinhar, brincar e descansar. Muitas vezes integrada à área gourmet, às salas ou mesmo à circulação da casa, ela precisa equilibrar acolhimento e funcionalidade.
As arquitetas Cristiane Schiavoni e Isabella Nalon reforçam a importância do planejamento da área de lazer como estratégia para o projeto desse espaço. “Consideramos o número de pessoas que usarão a estrutura, o modo de vida e as expectativas dos moradores”, comenta Cristiane.
Planejamento arquitetônico e relação entre os ambientes

Isabella explica que a qualidade da área de lazer começa na implantação, quando se avaliam dimensões, insolação, ventilação e como o entorno influenciará o uso. Ela sinaliza que a integração precisa contribuir para a continuidade visual que acontece por meio da instalação de revestimentos e outros itens que contribuam para essa percepção.
Ainda sobre os revestimentos, ela pontua que a indústria cerâmica entrega diferentes possibilidades de acabamentos para o mesmo produto. “Enquanto as áreas úmidas pedem por pisos antiderrapantes, podemos seguir com o mesmo desenho, na versão acetinada, nos ambientes internos adjacentes. Com isso, promovemos uma transição suave e segura”, explica.
Mas não é só isso: a profissional acrescenta a relevância de prever desníveis entre para evitar o avanço da água para dentro de casa, bem como a instalação de grelhas discretas que se somam na captação e drenagem. “Também devemos levar em conta implementação de esquadrias e beirais muito bem dimensionados”, recomenda.

No entorno da piscina, barreiras sutis ajudam a organizar a transição e o paisagismo se soma a esse conjunto. “Para reduzir a manutenção, recomendo evitar espécies que soltem sementes ou folhas que possam manchar o piso, principalmente nas bordas da piscina, além é claro de não dificultar a limpeza da água”, destaca Isabella.

A ambientação fecha o conjunto arquitetônico com a inserção de mobiliário resistente às intempéries da natureza, tecidos impermeáveis e materiais que prolonguem a vida útil das peças.
Uso prático e organização e rotina da família

No uso cotidiano da área gourmet, Cristiane reitera que, atrelado às dimensões, é indispensável ter conhecimento sobre os tipos de encontros que os moradores pretendem realizar, quantidade de convidados que esperam recepcionar e o que pretendem cozinhar nela. Essas respostas cooperam para prever desde o mobiliário até os equipamentos da área gourmet. “Improvisar nunca funciona e correto é ter tudo disposto por lá”, complementa.
Ainda de acordo com ela, inclusive aventais, panos, copos, talheres e utensílios devem ficar armazenados na próprio espaço, evitando deslocamentos até a cozinha interna.
A escolha do mobiliário acompanha a mesma lógica, considerando também a escolha de materiais resistentes à umidade e o manuseio intenso tais como pedras naturais, madeiras tratadas, laminados de alta resistência e tecidos impermeáveis. Para Cristiane, essas escolhas facilitam a limpeza e tornam o espaço longevo, principalmente quando há circulação de crianças.
Pequenos detalhes, uma grande diferença

A implantação de banheiro externo, próximo à piscina, traz conforto e é uma medida que elimina o tráfego de pessoas molhadas pela casa e facilita o uso contínuo da área. Ademais, a inserção de bancos, ganchos e nichos cooperam para a organização do espaço e tornam a experiência mais prática, especialmente em dias de maior movimento.
Para Isabella, a boa convivência depende de espaços livres e boa circulação. “O ideal é prever diferentes configurações de mobiliário que se adaptem aos encontros diversos. Para famílias com crianças, vale priorizar peças resistentes, áreas seguras e supervisionáveis, garantindo que o espaço seja inclusivo para todos”, conclui.
Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.
Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.
Tel. (11) 3649-4900
www.cristianeschiavoni.com.br | @cristianeschiavoni
Sobre a arquiteta Isabella Nalon
Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 25 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Arquitetura e Decoração. Iniciou sua carreira atuando como arquiteta na Alemanha e, em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo. Se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores. Possui uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional. Cada projeto desenvolvido pelo escritório é único, com muita harmonia, elegância e criatividade. Frequentemente, tem obras reconhecidas e publicadas por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista.
Instagram: @isabellanalon
Site: www.isabellanalon.com
Youtube: Isabella Nalon
Tel.: (11) 94453-5500
Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar

