Manutenção correta evita desgaste, desbotamento e outros danos

Tapetes vão muito além de cumprir uma função decorativa. Eles trazem conforto, aconchego e personalidade a qualquer ambiente. Contudo, para manter a beleza e a integridade dessas peças por muitos anos, é fundamental cuidar bem delas. Sinônimo de tapete no Brasil, a by Kamy lista abaixo 7 dicas para que você cuidar ainda melhor dos seus tapetes. Confira:


1. Evite exposição direta ao Sol e à umidade
Superfícies úmidas e a incidência direta de luz solar podem comprometer a estrutura e a coloração das fibras, provocando desbotamento e deformações. Utilize cortinas ou persianas nas janelas para filtrar a entrada de luz solar. Ao limpar os ambientes, espere que o piso esteja totalmente seco antes de estender o tapete novamente sobre ele.
2. Gire o tapete com frequência
Pode parecer algo supérfluo, mas girar o tapete com frequência é um cuidado simples, mas eficiente que ajuda a distribuir uniformemente o desgaste causado pelo tráfego, pela incidência de luz e pelo apoio de móveis. Além disso, renovar a posição do tapete pode trazer um saudável e novo olhar à decoração do ambiente.
3. Use ferramentas corretas na manutenção
Para a limpeza periódica – seja semanal ou quinzenal – dê preferência a vassouras de cerdas macias ou aspiradores com bocal liso e em baixa velocidade. Evite o uso de compartimentos com água e bocais agressivos, que podem comprometer a integridade das tramas da peça. Para limpezas mais pesadas e específicas, fuja de receitas da internet: a dica é sempre procurar um serviço especializado.
4. Não dobre, não puxe e não arraste
Dobrar o tapete ou puxá-lo pelas extremidades pode causar danos irreversíveis às fibras. O ideal é manuseá-lo com cuidado e, sempre que necessário, contar com apoio de outras pessoas para movimentar peças maiores e/ou mais pesadas.
5. Evite apoiar vasos e objetos pesados
O contato direto com vasos pode provocar acúmulo de umidade e apodrecimento da base do tapete. Já objetos pesados ou pontiagudos — como móveis, cadeiras de rodízio ou peças decorativas — tendem a marcar ou desgastar as tramas. Sempre utilize protetores nos pés dos móveis e rodízios adequados para uso em tapetes.
6. Utilize antiderrapante sob o tapete
Muitas peças possuem base lisa, o que facilita o deslizamento sobre o piso e pode representar um risco no dia a dia. O uso de uma manta antiderrapante é uma solução simples que proporciona mais segurança, evita acidentes e ainda ajuda a manter o tapete na posição correta, preservando sua forma original e evitando dobras ou deformações ao longo do tempo.
7. Invista em um bom capacho na entrada
Parece simples, mas um bom tapete de entrada pode impedir que até 90% da sujeira externa chegue aos ambientes internos — e, consequentemente, ao seu tapete principal. Uma medida inteligente e eficaz para conservar a peça por mais tempo.
Aplicando essas dicas no dia a dia, as chances de preservar a beleza e a sofisticação dos tapetes por muitos e muitos anos é muito maior. Para quem busca uma atenção ainda mais especializada, a by Kamy oferece o serviço Rug Care, dedicado à conservação, manutenção e restauro de tapetes com o cuidado e a técnica que só uma marca referência no segmento pode oferecer.
Desde ajustes de tamanho e acabamento até restaurações minuciosas e remoção de manchas complexas, o Rug Care é conduzido por uma equipe experiente, com conhecimento profundo sobre diferentes tipos de fibra e trama.
by Kamy
www.bykamy.com.br
Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar