Especialista da La Decora mostra como o planejamento pode ser um aliado para uma decoração mais assertiva, rápidas e prática
Os apartamentos de pequena metragem têm se tornado uma tendência nos últimos anos, principalmente entre a população mais jovem. No entanto, decorar esses locais de maneira bonita, otimizada e com um bom custo-benefício não é uma tarefa fácil. Diante desse desafio, a La Decora, startup que usa tecnologia inédita para oferecer projetos de decoração 100% online, é protagonista em estruturar soluções de design de interiores práticas e eficientes para esses ambientes.
“O estilo de vida de quem busca um imóvel menor é mais sobre o ser do que o ter. Vemos uma mudança de comportamento nos mais jovens, que hoje buscam facilidades, como o retorno do uso de lavanderias coletivas e o uso de aplicativos de transporte. São pessoas com menos tempo nas mãos”, afirma Gabriela Accorsi, COO e cofundadora da La Decora.
Por esse contexto, a startup traz um processo de produção de projetos que conta com software proprietário, o que otimiza o trabalho do profissional (arquiteto/decorador). “A única maneira de democratizar a decoração é com a automatização das suas fases que não precisam de intervenção humana direta, ao mesmo tempo que a sensibilidade do especialista esteja presente nos momentos necessários e de forma personalizada. Essa estrutura é muito importante em projetos de apartamentos pequenos”, diz a COO.
Pensando nisso, a Gabriela Accorsi, COO e cofundadora da La Decora, separou cinco dicas essenciais para decorar imóveis menores. Confira:
- Ter um projeto
Quando uma pessoa procura imóveis menores e mais baratos, ela não pode se dar ao luxo de errar nas suas escolhas. Por isso, construir um projeto ao lado de um profissional garante uma tomada de decisão correta. “O projeto certifica o cliente que essa compra vai ser a certa e o arquiteto ou decorador resolverá todos os desafios propostos para aquele ambiente, seja em termos de combinação ou espaço”, reforça a cofundadora da La Decora.
- Foco no que é essencial
Mais do que evitar uma poluição visual, a disposição prática de objetos gera conforto em um apartamento pequeno, além de evitar gastos desnecessários. “Entender quais são os itens essenciais para compor o cenário ajudam a formar o local como um lar completo. Por exemplo, uma luminária no centro já resolve a iluminação”, explica Gabriela. “Além disso, é melhor evitar colocar itens supérfluos e não usar papel de parede e painéis para não causar poluição visual”.
- Otimização de espaço
Assim como a escolha do imóvel, é necessária também a escolha dos itens essenciais de qualquer apartamento, otimizando assim o local. “Algumas maneiras de otimizar o espaço do apartamento são: a compra de móveis do tamanho correto, o uso de armários aéreos para maior armazenamento, soluções de baú, espelho para sensação de amplitude, cores claras, cuidado com profundidades excessivas em sofás e móveis de uso duplo, como sofá-cama, mesas de centro que viram banquetas, uma tv que que atenda o quarto e a sala por um sistema de giro, por exemplo”, aconselha a COO.
- Menos trabalho de paredes
Em pequenas metragens, as paredes acabam por chamar ainda mais a atenção do que de costume, o que torna esse ponto um dos mais importantes no processo de decoração. “Quanto menor o trabalho de paredes melhor. Ou seja, o uso de papéis de parede e painéis não são aconselháveis para imóveis pequenos”, destaca a cofundadora da startup.
- Direcionamento financeiro
Um apartamento menor mostra, muitas vezes, a escolha do cliente por uma decoração low cost, principalmente para quem tem o orçamento apertado. Nesses casos a priorização pede o investimento em decoração mais assertiva. “O consumidor estará muito mais certo da sua compra – no caso de um budget menor – se ele checar diversas opções de lugares e preços a fim de comparação. Nesse sentido, as plataformas digitais são aliadas tanto quanto na etapa seguinte, em que o imóvel já está comprado e precisa ser decorado”, finaliza Gabriela.
Sobre a LA DECORA
A LA DECORA com o propósito de democratizar o acesso à decoração de interiores, é uma startup que usa tecnologia inédita para oferecer projetos de decoração 100% online. Ao usar software gamificado e proprietário, a empresa entrega um serviço prático e econômico, desenvolvido de forma personalizada e que ajuda a desmistificar os processos de reforma e decoração. A marca consegue diminuir o tempo de execução, aumentar a qualidade e deixar mais acessíveis projetos tanto para consumidores quanto para incorporadoras.
Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar