4 dicas de plantas para deixar sua casa com o clima natalino

clima natalino

A Forth Jardim da exemplos de espécies de plantas que podem compor a decoração de Natal e depois continuarem sendo cultivadas em casa ao longo do ano. 

Então já é quase Natal! Uma das datas mais populares que movimentam não só o comércio, mas também as casas, que costumam se preparar para receber a família e aguardar a chegada do Papai Noel, com decorações especiais e cheias de vida. Árvores, guirlandas, presépios, bolinhas coloridas, pisca-pisca, são vários os itens que podem compor uma decoração natalina e a criatividade é sempre bem-vinda nesta época.

Há inclusive quem prefira investir em itens mais “naturais”, aproveitando as plantinhas que tem em casa para compor a decoração natalina. E uma das vantagens de aproveitar as plantas para a data, é e que mesmo após as festas de final de ano, é possível seguir cultivando-as em casa ao longo do ano todo.

O Engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Feliciano, traz cinco discas de espécies que podem ser aproveitadas para a ocasião:

Tuia Holandesa (Tuia Limão)

Com um formato similar a dos pinheiros, as “Tuias” são espécies que costumam fazer sucesso neste período do ano, por serem boas opções para enfeitar e fazer de “Árvore de Natal”.

No caso da Tuia Holandesa, além da aparência, ela ainda exala um suave aroma de limão, o que faz com que seja conhecida também como “Tuia Limão”.  Trata-se de uma espécie de originária da Inglaterra e que é possível encontrar disponível o ano inteiro em floriculturas e home & gardens em geral.

O ambiente ideal para a Tuia Holandesa é a meia-sombra, onde ela receba pelo menos uma média de duas horas de sol diariamente. Em locais onde o clima é mais ameno, pode até ficar exposta a luz solar integralmente.

Pode ser tranquilamente cultivada em vasos, mas é preciso estar atendo para manter regas diárias e deixá-la em locais bem iluminados. E para garantir que ela continue se desenvolvendo e chegue bem até o próximo Natal, também é indicado fazer o uso de adubos. Além disso, conforme a planta for crescendo, é indicado transplantá-la para que as raízes tenham mais espaço.

Tuia Strickta

Já a Tuia Strikta é de origem asiática e trata-se de um tipo de arbusto que é derivado de juniper chinês (Juniperus chinensis), uma espécie muito encontrada por toda a China e Japão. É uma planta bem ornamental e que pode ser usada junto com outras espécies para compor jardins, mas também é muito cultivada em vasos para ser usada como “pinheiro de Natal”.

É uma planta que gosta bastante de sol, mas em regiões onde a temperatura é muito quente, o ideal é que seja plantada ou colocada em locais que receba apenas o sol da manhã, principalmente se for uma planta ainda jovem. Ela também se adapta bem em vários tipos de solos.

Quanto aos seus cuidados, as regas devem ser moderadas e vale reforçar que ela costuma ser bem resistente a seca. O uso de adubo, em períodos como o início da Primavera também é indicado, além das podas de formação, para deixá-la ainda mais bonita. Dependendo do local, a Strickta pode chegar até 5m de altura.

Amaryllis (Tulipa brasileira)

E se por um lado temos as espécies que podem ser enfeitadas e usadas como “árvore natalina”, do outro há também opções que por si só, com suas cores vibrantes e que remetem facilmente a data, podem facilmente compor a decoração do ambiente neste período. A planta pode se apresentar em mais de uma cor, inclusive com opções mescladas, mas é a vermelha a que mais combina para a finalidade em questão.

Conhecida como “Tulipa brasileira”, é uma espécie nativa e que se adapta muito bem a climas temperados e é plantada através de bulbos. O Amaryllis armazena energia para seu ciclo de crescimento, florescendo durante alguns períodos e entrando em período de dormência em outros.

As regas devem ser feitas em média uma vez a cada 5 dias e a planta pode ficar em local com bastante luz e ter algumas horas de sol direto. Quando em local escuro a tendência é que ela crescer muito antes de florescer. E uma dica para quem quer ampliar o cultivo, é que após o seu florescimento, corte a haste acima do bulbo (até 1cm) e plante-o em um vaso com terra nova, pois na primavera seguinte ele deve florescer novamente.

Poinsétia (Bico de papagaio)

No caso da Poinsétia, já faz alguns anos que ela vem se tornando a “queridinha natalina”. É uma planta nativa do México e que é amplamente cultivada para fins decorativos. A grande maioria se apresenta em uma cor vermelha bem viva, mas também são encontradas variações nas cores rosadas, amarelas e até bicolores.

Elas gostam de sol direto e solos ricos em matéria orgânica, seus cuidados envolvem regas de duas vezes por semana, de preferência nas primeiras horas do dia. E é importante verificar se a água escoa com facilidade pelo vaso, para não acumular junto às raízes. No início da primavera também pode ser indicado fazer uma poda de formação.

Um detalhe que vale a pena reforçar em relação a Poinsétia, é que apensar dela ser linda e ter um vaso dela em casa para compor a decoração natalina ser uma boa ideia, é preciso ter cuidado pois trata-se de uma planta que possui uma “seiva tóxica”.

Sobre a Forth Jardim

A Forth Jardim é uma empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando há 24 anos, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor. A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 90 colaboradores e está presente em mais de 4.000 pontos de vendas em todo o Brasil. Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano.

@forthjardim_oficial

https://forthjardim.com.br/

Saiba mais sobre o que acontece aqui em Arquimorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *